CENTRO IMUNOLÓGICO NITERÓI
 
 
topo
topo
topo
front
front
front
front
 
 
A acupuntura é uma das técnicas milenares de tratamento da medicina oriental, que visa restabelecer o equilíbrio dos diversos órgãos e sistemas através da estimulação de pontos específicos do nosso corpo, os pontos de acupuntura.
Segundo a teoria oriental, a saúde é mantida pelo equilíbrio do Yin e do Yang e pelo livre fluxo de energia nos canais de circulação que se distribuem por todo o corpo, órgãos e vísceras, conhecidos como meridianos.
Através de décadas de pesquisas científicas, obteve-se uma melhor compreensão dos efeitos da acupuntura através da racionalidade ocidental de saúde. Isso possibilitou a descoberta de importantes mecanismos de atuação da acupuntura e mesmo novas aplicações, o que a elevou ao status de prática complementar na saúde, mundialmente aceita pela comunidade científica e recomendada pela Organização Mundial da Saúde em todo o mundo. A UNESCO reconheceu em 2010 a acupuntura como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.
Em nosso trabalho, procuramos atuar com a união do conhecimento tradicional da acupuntura com as últimas descobertas científicas na área.
Desde 1985 os fisioterapeutas são pioneiros na prática da acupuntura no Brasil, sendo a primeira profissão de nível superior da saúde a reconhecer e fiscalizar a prática segura e eficaz da acupuntura.
Assim como já dizia o conhecimento milenar dos orientais, sabe-se que a acupuntura é uma prática de grande valor clínico, uma vez que estimula o corpo a se reequilibrar, dentro de suas próprias possibilidades, através da estimulação dos pontos de acupuntura.
O reequilíbrio promovido pela acupuntura também pode ser analisado de duas formas. Tradicionalmente, a acupuntura promove o equilíbrio do Yin e Yang do corpo e o livre fluxo de energia (Qi). Isso só é possível através do equilíbrio emocional e de hábitos de vida saudáveis, que possibilitam uma boa energia defensiva contra os fatores climáticos (frio, calor, umidade, secura, vento) que podem gerar disfunções diversas. A acupuntura e o conhecimento oriental atuam diretamente nesses três aspectos, possibilitando a atuação não só como ferramenta terapêutica no tratamento de disfunções diversas como também a utilização da acupuntura como prática preventiva.
A partir dos já conhecidos efeitos da acupuntura em nosso organismo, pode-se dizer que a acupuntura é aplicada no tratamento de qualquer condição clínica. Contudo, para cada disfunção analisada, e conforme a saúde do paciente, a acupuntura pode tanto ser o tratamento principal da condição, como um tratamento complementar a outras terapias.
A acupuntura pode também ser uma ferramenta para controlar problemas secundários dos tratamentos e condições clínicas dos pacientes. Por exemplo, no manejo da dor e ansiedade no tratamento do câncer, ou mesmo no efetivo controle dos efeitos colaterais da quimioterapia, como as náuseas e vômitos.
Há também que se distinguir claramente que alguns problemas de saúde são curáveis. Outras situações clínicas possuem apenas controle/modulação.
* Reações adversas da quimioterapia e radioterapia; * Rinite alérgica; * Cólica biliar; * Depressão; * Saúde do homem e mulher (disfunção erétil, TPM,...); * Dismenorréia primária (dor durante o ciclo menstrual); * Dor facial (neuralgias e disfunções da articulação têmporo-mandibular – ATM); * Cefaleias e enxaqueca; * Dores neuropáticas (neuralgias diversas); * Dores nas degenerações articulares (artrose, artrite, osteoartrose, periartrite, ...) * Dores musculoesqueléticas (síndrome miofascial – pontos gatilho, contraturas, espasmos, bursites, tendinites, tendinoses); * Dores na coluna vertebral, lombociatalgias e cervicobraquialgias; * Dor de origem odontológica; * Dor pós-operatória; * Dor crônica; * Tratamento de: Hipertensão arterial - Entorses articulares - Lesões de esforço repetitivo (LER – DORT) em atletas, músicos e outros trabalhadores - Leucopenia (redução das células de defesa no sangue) - Mal-posicionamento do feto no trabalho de parto - Enjoo matinal - Infertilidade - Cólica renal - Acidente vascular cerebral (derrame) - Acne - Paralisia facial de Bell - Insônia, entre outras.

Auriculoterapia: é uma forma, de medicina alternativa ou complementar, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha. Então, uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha.

Acupuntura sem agulhas: o método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma "versão emocional" desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha.